segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sacolinha, o escritor

"Olha aquele livro na prateleira. É literatura marginal. Você sabe o que é isso?", disse o bibliotecário. Estava devolvendo um Saramago e não pretendia pegar mais nenhum. O título da obra "85 letras e um disparo" chamou atenção. Depois de um período lendo muitos clássicos e alguns best-sellers, mudar de estilo com certeza seria bom.

"O escritor trabalha com cultura na prefeitura de Suzano", contou o sempre atencioso bibliotecário. Depois de uma olhada rápida no livro, descubro que Sacolinha é um jovem simples que, desde de 2002, envolveu-se com a literatura e não parou mais. Lançou seu primeiro livro, "Graduado em Marginalidade", em 2005.

Na internet, encontro seu blog: http://www.sacolagraduado.blogspot.com/. E assim aprendo mais sobre um mundo que conheço muito pouco.

A leitura de "85 letras e um disparo" flui com naturalidade. O estilo é leve, apesar da temática pesada. Dá para perceber que Sacolinha lê bastante, pois ele cita muitas referências durante a obra.

Cheguei a me emocionar em alguns momentos. Ativistas culturais, especialmente quando adveem da classe baixa, são um tapa na cara para burguesinhas que costumam se preocupar com as mais diversas futilidades.

3 comentários:

  1. Depois empresta o livro para essa burguesinha aqui também!

    ResponderExcluir
  2. Eu não tive o privilégio de conhecer o Sacolinha, mas as meninas do Dandaras o entrevistaram em um programa e sempre que pensávamos em discutir literatura negra ou da periferia o nome dele aparecia. Com certeza ao abrir um livro dele um novo mundo se abre pra gente.

    Beijo,
    Thais

    ResponderExcluir