quarta-feira, 10 de junho de 2009

Profissional e ser humano


Na profissão de jornalista, por vezes mal exercida e por diversas vezes território de narcisistas alienados, encontrar alguém como ele é, no mínimo, um motivo para renovar as esperanças. Em uma manhã de sábado, professores e alguns jornalistas apertaram-se em uma sala de aula da rede municipal de ensino para ouvir Heródoto Barbeiro. A palestra abordou a comunicação e o meio ambiente. O jornalista é proprietário de uma reserva de Mata Atlântica no distrito de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, e vice-presidente da Associação Amigos de Taiaçupeba. A entidade trabalha no combate ao desmatamento, falta de segurança, favelização, poluição das águas, loteamentos clandestinos, entre outras iniciativas.


Heródoto contextualizou a situação atual da Amazônia, tratando dos recentes impasses em que se encontra o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Contou histórias do início da sua carreira como professor de História. Falou da sua ida para o jornalismo aos 40 anos de idade. Muitos fatos que eu já sabia, pois acompanho a carreira dele e já tive oportunidade de entrevistá-lo algumas vezes, mas não canso de escutar.
"Na questão ambiental, se você não age a favor, está automaticamente contra o meio ambiente", ele disse para finalizar o encontro.
Admiro-o cada vez mais. É das poucas pessoas que tenho como referência.
Vou retomar a leitura do último livro que Heródoto lançou e escreverei algo em breve.

2 comentários: