sexta-feira, 8 de maio de 2009

Consegui

Terminei "Cem anos de solidão". Livro intenso. A quantidade de personagens com nomes parecidos chega a confundir, mas não compromete a compreensão da obra. Não é dos meus livros preferidos. Talvez por ser tão bem recomendado, eu tenha lido com muita expectativa (após duas tentativas frustradas).

Posso afirmar, porém, que depois da leitura algo mudou aqui dentro. Relacionamentos familiares, objetivos pessoais e a solidão. Parece que vivi os cem anos do povoado de Macondo e senti o verdadeiro significado da palavra solidão, esse sentimento tão assustador e tão necessário. Quero reler em outro momento e recomendo, para os mais persistentes.

5 comentários:

  1. Às vezes isso acontece comigo: começo algum livro e desisto. Só depois de algum tempo consigo terminar.
    Acho que tem a ver com o momento da vida, maturidade, sei lá.
    Ainda não li "Cem anos..." e tenho a leve impressão que a leitura não será em 2009.

    ResponderExcluir
  2. Tentei no ano passado ler 100 Anos de Solidão, mas não consegui...
    Espero um dia voltar a ele, confesso que seu post me deu vontade de fazer isso, mas nem vou me iludir, não vou conseguir por enquanto.
    Saudades da Jana =)

    ResponderExcluir
  3. Também tenho que fazer novas tentativas com alguns livros, mas confesso que quando crio muitas expectativas sempre me decepciono!

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que literatura não tenha que ter uma utilidade, mas acredito mais nela do que em terapias. Não é orgástico quando depois de uma leitura difícil e que nos exige esforço sentimos que elas no mudou, numa coisinha, talvez, que achávamos que estava certa em nossa vida? Foi assim comigo com "Primeiras histórias", do Guimarães Rosa.

    Beijo, Jana.
    Thais

    ResponderExcluir