segunda-feira, 30 de março de 2009

O primeiro parágrafo

"Sempre volto aos lugares em que vivi, às casas e à vizinhança. Por exemplo, costumo voltar a um prédio de tijolos na altura da rua 70, no lado leste da cidade, onde, nos primeiros anos da guerra, tive meu primeiro apartamento em Nova York. Era um cômodo apenas, apinhado de móveis velhos, com um sofá e poltronas gorduchas, forrados com certo veludo vermelho e pinicante que combina bem com dias quentes num vagão de trem. As paredes eram de estuque, cor de tabaco mascado. Em toda parte, inclusive no banheiro, havia gravuras de ruínas romanas, sarapintadas de marrom pelo tempo. Mesmo assim, meu ânimo melhorava sempre que eu apalpava a chave do apartamento no bolso; por soturno que fosse, era o meu canto, o primeiro, e lá estavam meus livros e potes cheios de lápis a serem apontados; tudo de que precisava - pelo menos era o que eu pensava - para me tornar o escritor que eu desejava ser."

Bonequinha de Luxo, Truman Capote

2 comentários:

  1. Eu sou apaixonada pelo filme, afinal tem Audrey Hepburn. Mas nunca li o livro. Devo estar perdendo muito, né?

    ResponderExcluir
  2. Eu também não li o livro .... buá! Ainda bem que tem a Jana pra mostrar que ele é indispensável!

    ResponderExcluir