sábado, 28 de março de 2009

O encontro

Faz tempo que terminei A Cabana e pretendia escrever algo sobre o livro aqui. A história é linda. Inevitável não fazer uma auto-análise. O encontro de Mack reforçou para mim a presença do sagrado (algo superior que cada um pode entender como quiser) e a arbitrariedade dos acontecimentos. Nem tudo que é bom pode ser totalmente bom, e nem tudo que é ruim pode ser totalmente desastroso.

Porém, no livro ainda falta alguma coisa. Desconfio que seja estilo. Uma história bem contada é bem melhor do que uma boa história. E uma boa história bem contada? Deve ser por isso que adoro ler Machado, Saramago, Capote, Bandeira, García Marquez, Orwell, etc...

5 comentários:

  1. Sim, sim. Saber contar é tudo! Por isso espero, um dia, saber contar bem. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Também acho, Jana. Estilo é uma coisa que faz mesmo diferença!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, eu não li esse livro porque achei que se tratava de "literatura barata", se é que isso existe. Várias pessoas me disseram que a história era muito boa e que nos levava a fazer uma reflexão sobre nós mesmos, mas não confio muito no gosto literário dessas pessoas, então não li. Com essa sua análise franca e honesta agora vou ler. Beijos Jana!

    ResponderExcluir
  4. Eu não costumo levar livros religiosos ou espirituais muito a sério. Mas esse é mesmo diferente, me fez refletir. O mais interessante nele é que cada um o interpreta de uma forma. O menos interessante, é que o autor já escreveu o livro pensando em uma adaptação para o cinema. Os livros não podem mais ter seu fim em si mesmos?

    ResponderExcluir
  5. Também quero ler esseeee!
    Nossa, vai me emprestar todos hein!rs

    ResponderExcluir